"Ser Catequista é entregar-se totalmente a Deus como instrumento de serviço na evangelização."

quarta-feira, 1 de junho de 2011

"Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital."

Lendo esse artigo, vejo que estamos no caminho certo. Ou pelo menos estamos tentado estar no caminho certo. Usar os meios de comunicação em prol da Evangelização, é estar comprometido com o anúncio do reino de Deus. Imaginemos quantos milhões de acessos tem hoje as redes sociais de comunicação. É algo simplesmente fantástico! Infelizmente muitos a usam de forma errada, propagando muitos erros, mas não podemos cruzar nossos braços e fingir que nada acontece. É preciso agir.
Parabéns a todos que usam esse meio de comunicação (internet) para EVANGELIZAR.       Silvanety Martins


45º Dia Mundial das Comunicações Sociais vai ser assinalado pela Igreja Católica no próximo domingo


Lisboa, 01 jun 2011 (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais defende que a participação dos cristãos nas redes sociais e na Internet deverá caracterizar-se, acima de tudo, por um “testemunho humano e evangélico total, profundo e comprometido”.


“De que serviriam as redes sociais, se de facto não proporcionassem uma relação mais profundamente humana e cristã com as pessoas que nos rodeiam? Diria que é este o desafio” realça D. Claudio Maria Celli, numa mensagem vídeo dedicada ao 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, marcado para o próximo domingo.


Trata-se de um evento instituído pela Igreja Católica em pleno Concílio Vaticano II, através do decreto “Inter Mirífica” de 1963, e que na maioria dos países é celebrado no domingo imediatamente anterior à solenidade de Pentecostes.

O tema deste ano “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”, escolhido por Bento XVI, segue o mesmo espírito que levou o antigo Papa Paulo VI a assinalar pela primeira vez esta data no calendário católico, em 1967.

Naquela altura, recorde-se, a Igreja queria “chamar a atenção para o vasto e complexo fenómeno dos modernos meios de comunicação social, como a imprensa, o cinema, o rádio e a televisão”, as suas implicações para a “convivência humana” e relevância para a “difusão da mensagem evangélica”.

Hoje, com a proliferação de ferramentas virtuais como o Twitter ou o Facebook, os fiéis são chamados a ser nesses media "testemunhas da verdade do evangelho", uma verdade que "não extrai o seu valor da popularidade" ou da "quantidade de atenção que lhe é dada” realça Bento XVI, mas ganha importância enquanto “alimento quotidiano” que favorece depois a “transmissão direta da fé”, face a face.


“Não é um testemunho ideológico, mas um testemunho de vida, que se encarna no dia a dia, que cria relações humanos, serviços, uma dimensão de amor para com todos” conclui D. Cláudio Maria Celli.
Um pouco por todo o mundo, as diversas conferências episcopais prepararam um programa diversificado para assinalar o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Em Portugal, o evento vai ser apresentado em Portugal esta quinta-feira, a partir das 17h00, no auditório da Igreja de S. João de Deus, em Lisboa.

Esta iniciativa contará com a presença de D. Manuel Clemente, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais e do padre António Rego, diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.

FONTE

Oração: Mês de junho consagrado a sacerdotes e missionários

Lisboa, 01 jun 2011 (Ecclesia) – Bento XVI desafiou esta quarta-feira o Apostolado da Oração a consagrar o mês de junho a todas as vocações sacerdotais, para que “unidas ao Coração de Cristo”, elas sejam “testemunhas do amor solícito e misericordioso de Deus”.

Num período normalmente dedicado pela Igreja ao Sagrado Coração de Jesus, o Papa propôs também uma intenção especial por todos os missionários.

“Que o Espírito Santo faça ressurgir nas nossas comunidades numerosas vocações missionárias, dispostas a consagrar-se plenamente á difusão do Reino de Deus” afirmou Bento XVI, segundo declarações publicadas pela Rádio Vaticano.

O Apostolado da Oração teve origem numa casa de estudo da Companhia de Jesus, em França (Vals, perto de Le Puy), na festa de S. Francisco Xavier do ano de 1844.

Apresenta-se como um serviço à Igreja e à Humanidade, procurando que as pessoas rezem umas pelas outras, formando assim uma grande “família orante”.

Com mais de 50 milhões de leigos católicos envolvidos, a nível mundial, o movimento está atualmente presente em todas as dioceses de Portugal e em grande parte das suas paróquias.

RV/JCP

***JUNHO - Santo do Dia***


*1*
*São Justino, Mártir*
(+ Roma, 167)
 
Nascido na Palestina, de família pagã, fez estudos filosóficos profundos e adquiriu grande cultura. O amor à verdade levou-o, pouco a pouco, a rejeitar os sistemas filosóficos pagãos e a converter-se ao Cristianismo. Foi, no seu século, o mais ilustre defensor da verdade católica contra os preconceitos pagãos. Embora leigo, é considerado o primeiro dos Padres da Igreja, logo depois dos primitivos Padres Apostólicos. Em Roma, dedicou-se ao apostolado, especialmente nos meios cultos, nos quais se movimentava com desembaraço. Escreveu muitas obras, mas somente três chegaram até nós. Sofreu o martírio por decapitação, depois de ter sido açoitado.